sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Casuarina ansioso pra voltar a tocar em Pernambuco

Atração da próxima edição do festival Mercado da Música, o grupo Casuarina, volta a Pernambuco com um show que, segundo João Fernando (vocal e bandolim), “será um belo retorno aos palcos pernambucanos”. Com músicas autorais e de mestres do samba, o Casuarina é, de acordo com alguns críticos, um dos principais grupos responsáveis por trazer aos jovens, o gosto pelo samba. “É uma felicidade incrível ver as pessoas, os jovens cantando as músicas no show”. Em entrevista ao blog do Mercado da Música, João fala sobre a expectativa de tocar no estado, a relação com o público e as influências da banda.

Casuarina é hoje uma das principais bandas responsáveis por trazer de volta aos jovens, o gosto pelo samba de raíz. Como vocês recebem esse título?

João Fernando - É uma felicidade incrível ver as pessoas, os jovens cantando as músicas no show. Pra nós é um sentimento de vitória pois, muitas vezes, a garotada ao conhecer o Casuarina, acaba querendo saber quem são os compositores das músicas que tocamos e, a partir daí,  descobre muitas outras músicas vindas desse ou daquele compositor. Portanto pra quem não conhece muita coisa de samba, o Casuarina acaba sendo um ponto de partida para descobrir um mundo de músicas, artistas e compositores maravilhosos.


Há cerca de um ano que vocês não tocam em Pernambuco. Como é voltar ao estado trazendo um ritmo que, cada dia mais, conquista os pernambucanos?

J F - Desde 2005 nós nos apresentamos pelo menos uma vez por ano aí em Pernambuco. Já tocamos no Seu Cafofa, UK Pub, Cabanga, Usina Dois Irmãos, além do Festival de Inverno de Garanhuns. Mas será a primeira vez que tocamos depois do sucesso do nosso DVD MTV Apresenta Casuarina. Acredito que com esse trabalho alcançamos um público muito maior, que até então nunca tinha ouvido falar no Casuarina. Portanto, estamos muito ansiosos com esse show, aliás, parece que nossos fãs também estão ansiosos, então acho que será um belo retorno do Casuarina aos palcos pernambucanos.


Qual o show que vocês trarão ao Mercado da Música? O que o público pode esperar dele?

J F - O show será o da turnê de divulgação do MTV Apresenta Casuarina. Boa parte do show vem do DVD. Temos um set-list pronto mas que na hora é sempre mudado. Muitas vezes o público pede músicas dos nossos dois Cds anteriores e procuramos atender a todos os pedidos (desde que a música esteja no nosso repertório). De qualquer forma garanto que ninguém vai sair decepcionado.


 Haverá alguma participação especial no show de vocês daqui?

J F - Não temos nada combinado ou planejado, mas vamos esperar porque na hora sempre aparece alguém pra dar uma canja! Pode ser até que combinemos algo com nossos amigos do Fino Coletivo! 


Músicas que não podem faltar na apresentação de vocês?

J F - Acho que a mais pedida é sempre "Canto de Ossanha" de Baden e Vinícius, essa não pode faltar de jeito nenhum! Mas também tem muitas outras como "Swing de Campo Grande", "Jornal da Morte", "Cabelos Brancos", além das nossas composições como "Vaso Ruim", "Certidão" e "Arco Iris".


Quais são as principais influências do Casuarina?

J F - Cada um de nós tem sua própria bagagem musical e eu acho que é isso que faz um pouco da diferença no Casuarina. Mas no mundo do samba, posso dizer que escutamos de tudo o que foi feito desde o início do século passado até os dias de hoje. É complicado citar influências, pois sempre deixamos alguém de fora então vamos de Donga a Zeca Pagodinho passando por Cartola, Paulinho da Viola, João Nogueira e Fundo de Quintal, além de muitos outros.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas o Casuarina é grande influência para a juventude atual. Em meio a efusão de bandas estranhas com letras esquisitas surge a essência do samba de maneira descontraída, trazendo de volta a cultura de nosso país.

    O samba está presente em minha família, crescemos ouvindo de tudo. Mas muitos amigos não conhecem os clássicos de Tom, Vinicius quato mais os bambas... rsrsrs
    Ansiosa pelo show. :)
    abraços.

    ResponderExcluir